Abel Mateus

Abel Mateus

Abel Moreira Mateus nasceu em Moçambique, em 1947. Licenciado pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras e Doutorado pela Universidade de Pennsylvania, EUA. Conselheiro de mais de onze países nos vários continentes. Foi economista sénior do Banco Mundial e administrador do Banco de Portugal. Tem inúmeras publicações no estrangeiro e em Portugal

Mais informação

Agustina Bessa Luis

Agustina Bessa-Luís

Nasceu em Vila Meã, Amarante, a 15 de Outubro de 1922. Filha de um empresário de cinemas e casinos, cedo se deixou viciar pelo romance, iluminada roleta dos comportamentos humanos. Foi com o profético título «A Sibila» que publicou em 1954 que veio a ser reconhecida ao público em geral ao receber o Prémio Delfim Guimarães e o Prémio Eça de Queiroz. Vários dos seus romances foram adaptados ao cinema por Manoel de Oliveira. Foi, durante a sua vida, homenageada em múltiplos países e universidades, condecorada por Portugal e pela França e traduzida em várias línguas. Já foi distinguida por todos os prémios nacionais de literatura e vários internacionais. Recebeu o Prémio Camões em 2004.

Mais informação

varios

Aires Mateus e Nuno Crespo

Manuel e Francisco Aires Mateus, ambos licenciados em arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, leccionam em várias universidades portuguesas e estrangeiras. Têm inúmeros prémios e vasta participação em exposições Nacionais e Internacionais.

Nuno Crespo é licenciado e doutorado em filosofia pela Faculdade de Ciência Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É professor auxiliar convidado do departamento de Arquitectura da Escola de Artes da Universidade de Évora e da Universidade Autónoma de Lisboa e investigador do CHAIA – Centro de História da Arte e Investigação Artística. É curador e crítico de arte.

Mais informação

Albert_Espinosa_escritor

Albert Espinosa

Albert Espinosa (Barcelona, 1973) formado em Engenharia Química Industrial tem dedicado a sua vida às artes: é actor, realizador e escreve para cinema, teatro e televisão. Escreveu os filmes Planta 4º; Va a ser que nadie es perfecto; Tu vida en 65´; No me pidas que te bese porque te besaré. Entre os seus trabalhos mais mediáticos como actor está a sua participação como Doutor Utrera na conhecida série da Televisão Espanhola (TVE), Abuela de Verano, papel que lhe valeu o prémio revelação do ano. Espinosa é colaborador habitual em programas de rádio, e escreve semanalmente uma coluna no jornal El Periódico de Catalunya.Depois do enorme êxito da sua autobiografia O Mundo Amarelo (2008), Espinosa apresenta aqui o seu primeiro romance.

Mais informação

Sem foto

Alda Costa

Alda Costa é museóloga e historiadora de arte moçambicana. Nasceu em Pemba, em 1953. A sua formação académica foi feita em História, na Universidade de Lourenço Marques (1974) e na Universidade de Lisboa (1976), tendo-se especializado em Museologia e em História da Arte, área em que se doutorou (2005) na Universidade de Lisboa. A sua experiência profissional, iniciada em 1977, inclui o ensino, a planificação curricular, a programação de museus, a investigação e a gestão cultural. É actualmente Directora de Cultura da Universidade Eduardo Mondlane em Maputo. Entre as suas publicações contam-se manuais didácticos sobre história e ensino de história e dezenas de artigos em publicações especializadas nas áreas de museus, museografia/museologia, património cultural e arte.

Mais informação

1526523_585733191495350_260336361_n

Alexandre Honrado

Nascido em Lisboa, no dia do Terramoto que assolou esta cidade em 1755, mas duzentos e cinco anos depois, Alexandre Honrado viu a luz do dia pela primeira vez na Maternidade Alfredo da Costa, a mesma que lhe atribuiu muito depois um prémio literário, pelo livro História Dentro de uma Garrafa. Aliás, em material de Prémios, acaba de receber o Prémio Cidade de Almada/Maria Rosa Colaço, pelo título Todos por um Risquinho. Um outro título, Palhincócegas, foi considerado um dos melhores títulos do Mundo para crianças (por um grupo de críticos reunidos a partir da Biblioteca Nacional de Paris).
Escritor – publicado de Portugal à Coreia do Sul -, Alexandre Honrado, que é também jornalista – actualmente na Rádio e na Televisão – e realizador de TV, consegue manter a sua paixão e vontade de investigar na área da História, estando a desenvolver temas ligados à História da Cultura.
É o coordenador do Núcleo de Investigação sobre Temas do Humanismo, Paz e Conflito Nelson Mandela.

Mais informação

alice-hoffman-2

Alice Hoffman

Alice Hoffman é uma das autores mais lidas da actualidade. Com mais de 20 romances e vários livros para crianças e jovens, a autora foi, por diversas vezes, premiada com os prémios dos livreiros e associações de leitores. As suas obras tratam geralmente histórias de amores pouco convencionais e sagas familiares. É das autoras mais lidas nos clubre de leitores amgericanos. As suas obras estão traduzidas em mais de 30 países e tem uma legião internacional de fãs que tem vindo a crescer ainda mais com a adaptação de vários dos seus livros ao cinema. Alice Hoffman vive em Boston com o marido. Recentemente e depois de ter sido tratada devido a um cancro da mama, a autora criou um dos mais importantes institutos para o estudo, tratamento e prevenção deste tipo de cancros em Boston.

Mais informação

Almerinda Romeira

Almerinda Romeira

Nasceu em S. Bartolomeu do Sul, concelho de Castro Marim, no Algarve, em 1959. É licenciada em Comunicação Social, com especialização de Jornalismo, pelo ISCSP. Iniciou a sua actividade profissional em A Capital em 1988, trabalhando depois em O Independente, na revista Fortunas & Negócios e no suplemento Primeiro Emprego do Correio da Manhã. Actualmente, é jornalista do OJE – O Jornal Económico e colaboradora das revistas UP e HR e do Jornal do Algarve. Um dos seus trabalhos mais recentes foi a colaboração na antologia 50 Histórias de Quem Foi Criança, com o conto A Estrela do Avô, que partilha regularmente com o seu filho António.

Mais informação

anacristinapereira_rteixeira

Ana Cristina Pereira

Ana Cristina Pereira, licenciada em Comunicação Social pela Universidade do Minho, trabalha temas de direitos humanos e exclusão social. Jornalista do Público desde 1999, assina uma crónica mensal no Diário de Notícias – Madeira. Publicou Meninos de Ninguém (Ulisseia, 2009), um livro de reportagens sobre crianças e jovens desprotegidos e/ou delinquentes. Tem participado em projectos colectivos de solidariedade dos quais destaca Retratos, 10 anos de microcrédito em Portugal (Associação Nacional de Direito ao Crédito, 2008) e 52 histórias (Associação para a Cooperação Entre os Povos, 2010).

Mais informação

varios

Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada são as mais conceituadas e importantes escritoras portuguesas de literatura infanto-juvenil. Com dezenas de projectos conjuntos e muitos títulos individuais, têm o seu nome associado à colecção Uma Aventura que fez ler gerações de leitores no nosso país.

Mais informação